Friday, July 18, 2008

Mitos

É um pouco cansativo ler na opinião publicada que hoje a violência (e a indisciplina - conceitos que surgem associados mas que se referem a comportamentos diferentes), em particular nos adolescentes e jovens adultos é maior do que no passado e que, claro, a culpa deste estado de coisas é o fim das 'tradições', da família, e do Estado social.

A coisa interessante é que nunca estas afirmações são acompanhadas de qualquer estudo ou elemento empírico - é como se o argumento fosse óbvio e auto-suficiente. Como afirma João Carlos Espada, «só não vê quem não quer ver». Ora, este argumento tem, feliz ou infelizmente (depende que lado da discussão ocupamos), a consistência da espuma. É que estas não coisas que se vejam à vista desarmada - ou como se o SIC ou a TVI fossem o espelho do mundo. E é preciso um bocadinho de mais atenção e rigor que não nos é dada pela leitura de autores financiados pelos think tanks da direita americana (que parecem achar que tudo o que se seguiu à Revolução Francesa foi péssimo).

A propósito da escola democrática e da educação para todos, também se diz que ela é responsável pelo "fim dos costumes", etc. Mas este argumento é falso. Para além do retorno salarial que o prolongamento da escolarização e a obtenção de qualificação permite, estão ganhos sociais que não se reduzem à esfera económica. Assim, há vários estudos* que permitem defender com solidez bastante que o prolongamento da escolarização reduz a probabilidade dos jovens cairem em trajectórias de delinquência. Funcionando melhor ou pior, a escola é um espaço de socialização e de civilização que abre ou fecha oportunidades de vida a quem a frequenta. E tende a fechá-las a quem a frequenta por pouco, ou menos tempo que os outros. Para olhar para a anomia moral que tanto preocupa certos intelectuais, talvez fosse instrutivo olhar para os elementares variáveis sócio-económicas, mais estruturas ou contextuais.

O problema nestas discussões é, como sempre, o da visibilidade (e o seu inverso, o da miopia dos opinadores). Dantes, a violência e as incivilidades ficavam fora da escola, e como não havia televisão - e sobretudo não havia a tabloidização da televisão, dado que hoje qualquer telejornal das 8 parece querer concorrer com o "24 Horas" em alarmismo e demagogia -, os tinham os seus filhos na escola e não na fábrica, na rua, ou na prisão, achavam, naturalmente, que a escola era um espaço de formaçao de gentlemen (depois vamos ler os testemunhos biográficos das pessoas que frequentaram escolas de elite - e até há bem poucas décadas, isto era um pleonasmo - e vemos como isto é outro grande mito, mas isso é outra questão).

As instituições, quando bem desenhadas e apoiadas politicamente - isto é, quando não activa ou passivamente sabotadas por quem não está interessado no seu bom funcionamento - funcionam.
Invocar a 'natureza humana' é uma má desculpa para a ausência de boas políticas que constróem instituições funcionais, e continuar a achar que resolvemos algum debate recorrendo, pela enésima, a Darwin, Comte ou Rousseau é facilitismo intelectual. Mas, lá está, o conservadorismo, nunca se deu bem com as ciências sociais.

* Ver, por exemplo, Lance Lochner e Enrico Moretti, «The effect of education on criminal activity: evidence from prison inmantes, arrests and self-reports», in American Economic Review, 94 (1), 2004.

3 comments:

CLeone said...

Caramba, ler Espada em série... lembrou-me o J P George a ler a Obra integral da Rebelo Pinto ...
E isso de julgar as ciências sociais imunes ao conservadorismo (já pra nem falar do que nelas se faz sob a falsa designação de progressismo), que boa vontade...
Abraço

Anonymous said...

Boa Tarde,

Acabei de criar um novo o site, o "escritores de blogues" (para visualizar o site basta clickar no meu nome). Este site é uma rede social destinada a todos os escritores de blogues que o fazem em português. O objectivo é criar um espaço comum a todos para que seja facilitado o contacto e a visibilidade de novos projectos independentemente da ferramenta (blogspot, sapo, wordpress) que utilizam.

Neste sentido gostava de o convidar, e a todos os escritores de blogues que estiverem interessados. Para tal basta seguir o link e carregar onde diz "Join this network".

Muito obrigado pela atenção,

Melhores Cumprimentos,

Stran

Anonymous said...

Que lindo teu blog Adar com um texto maravilhoso. muito boas, mo' gostou muito, da mesma maneira que o blog, obrigado muito.