tag:blogger.com,1999:blog-8401406291397867244.post6758576468375512227..comments2023-10-06T08:25:45.768+00:00Comments on Véu da Ignorância II: Desigualdades e sistemas de educação-formação: o papel da formação de competências na construção do Estado socialHugo Mendeshttp://www.blogger.com/profile/05566359753338952544noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-8401406291397867244.post-25234022737235822352007-05-16T11:16:00.000+00:002007-05-16T11:16:00.000+00:00Olá Carlos, bem vindo a estes lados. Eu não expliq...Olá Carlos, bem vindo a estes lados. Eu não expliquei bem o porquê do epíteto, que era coisa para outra posta. Sim, politicamente a tua intuição está correcta, mas o que esta teoria propoe de novo é que os níveis e o desenho das instituições de protecção social respondem à reivindicação das pessoas para partilhar/reduzir o risco de serem portadores de assets, skills, recursos qualificacionais específicos. Ou seja, tirar uma qualificação é um risco; quando mais especifica for essa qualificação, mais arriscado é esse investimento. E quanto mais arriscado for, maior será a pressão junto dos trabalhadores junto dos Estados para criar estruturas de protecção aos que decidiram investir nessa dada qualificação. Por isso é que tens os países onde as competencias são mais genericas (cursos superiores) com Estados sociais menos generosos, porque um curso superior é algo considerado mais "portátil" e menos merecedor de protecção por parte do Estado.Hugo Mendeshttps://www.blogger.com/profile/05566359753338952544noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8401406291397867244.post-42037317682587374312007-05-16T10:51:00.000+00:002007-05-16T10:51:00.000+00:00E não pode ser simplesmente chamada social democra...E não pode ser simplesmente chamada social democracia equitativa? (Pergunta só para incentivar esse próximo post)CLeonehttps://www.blogger.com/profile/03671213960305338426noreply@blogger.com