Wednesday, July 11, 2007

Será possível que Sarkozy - e o FMI - contribua decisivamente para a renovação do Partido Socialista Francês?

A resposta parece, à distância, ser um supreendente sim. Isso sim, seria uma acção em nome do "interesse geral"!

2 comments:

Zèd said...

Esta estória do Sarkozy apoiar a candiatura do Dominique Strauss-Kahn (DSK) ao FMI parece-me que leva àgua no bico. O Sarkozy deve estar a apostar na credibilização e prestigio do mais sério opositor interno da Ségolène Royal, para dividir o PSF. O que convinha agora ao PSF seria talvez uma união entre DSK e Royal para limpar o resto dos elefantes (Hollande, Fabius, Lang, etc...). Com DSK no FMI as ambições vão subir e fica mais dificil o tal entendimento. E não me parece que indo para o FMI DSK se "esqueça" do PSF, pelo contràrio. Vamos ver...

Hugo Mendes said...

Eu acho que a "recuperação" do DSK pode fazer bem ao PSF, seja por afastá-lo da luta do poder imediato, seja por dar-lhe um "reality check" de economia política internacional. De qualquer forma, eu não acredito que houvesse oportunidade de entendimento entre ele e a Ségolène; a luta entre eles seria fratricida, aliás como será com qq um dos outros elefantes. Se o Sarkozy resolver comprar mais uns elefantes, ele que os leve, até fazemos uns saldos.

O PSF precisa é de uma geração inteiramente nova, e das pessoas com poder actual no partido, ela só pode ser liderada, se queremos ter esperança no futuro, pela Ségolène (porque para já só ela se perfila como capaz de injectar nova energia no partido; admito que no futuro surjam outras caras, isso seria muito importante).

Resumindo: se estas estratégias obtusas do Sarkozy levarem a pequena revolução no equilíbrio de forças interno do PSF, acho que não vem mal nenhum ao mundo. Aquilo precisa mesmo é de ser abanado. E como acho improvável que aquilo abane por dentro, então que seja alguém de fora a provocar um sismo. Estou tão expectante como tu, mas acho que daqui podem sair coisas boas.