Saturday, May 12, 2007

Mais desenvolvimento, maior intolerância às desigualdades na saúde

Na China começam a ser regulares os protestos e a violência nos hospitais por parte dos doentes que vêem negados tratamentos por falta de capacidade financeira. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a China ocupa a 188ª posição em 191 países no que toca à igualdade financeira de acesso aos cuidados de sáude. O sistema, claro, é quase totalmente privado.

Este é um caso interessante de como o desenvolvimento faz subir as expectativas das pessoas e coloca mais alto limiar do inaceitável - sobretudo no caso da saúde, que não é, apesar do que o relativismo de mercado pretende, um bem como os outros.

"For hundreds of millions of poor farmers, all but the most rudimentary care by "barefoot doctors" is unaffordable. A peasant saying has it that a pig must be taken to market every time an ambulance siren wails, a year's work is ruined as soon as you sleep in a hospital bed, and if you are struck with a serious disease, 10 years of savings go up in smoke. In 2004 a report said 75% of rural patients who declined recommended hospital treatment did so because of financial reasons."

O resto da notícia aqui.

No comments: