Thursday, November 29, 2007

As baixas desigualdades salariais como um bem público

Alemanha
Altos salários de gestores podem pôr em causa paz social - Presidente

2007-11-28, 23h44
Berlim, 28 Nov (Lusa) - O presidente alemão, Horst Koehler, acusou hoje os gestores das grandes empresas do país de estarem a pôr em causa a paz social, ao fazerem com que os seus salários aumentem acima da média dos restantes trabalhadores.
"Existe um sentimento compreensível no seio da sociedade de que qualquer coisa não vai bem quando o rendimento de uns conhece fortes aumentos, enquanto que o dos outros estagna", afirma o chefe de Estado alemão em entrevista a ser publicada quinta-feira no influente diário económico Handelsbatt.
O resultado desta prática, afirma o ex-director do Fundo Monetário Internacional, é "uma alienação crescente entre empresários e sociedade".
Koehler apela a que os accionistas e conselhos de administração assegurem que os gestores "não percam a noção da proporção" nas suas "pretensões salariais".
A Alemanha, afirma, precisa de que os dirigentes empresariais "adoptem uma cultura de moderação e dêem o exemplo" aos restantes quadrantes sociais.
Dados recentemente publicados pelo Ministério do Trabalho alemão indicam que, entre 2000 e 2006, os resultados das empresas aumentaram 42 por cento, enquanto que os salários cresceram apenas 4,5 por cento.

2 comments:

sofi said...

Pois, por cá é o que se sabe e ninguém pia...e se pia, ninguém sabe. É a democracia, estúpido!

Hugo Mendes said...

Por cá, piar, até piam, mas estamos habituados a desigualdades bem maiores do que estão os alemães, e depois não temos os instrumentos para as reduzir como eles têm (ou pelo menos tinham)...